domingo, 16 de janeiro de 2011

Photo Story - "Tó, o coelho escritor."

Na aula de Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Maria do Rosário Rodrigues, foi-nos proposto a realização de uma história através do programa Photo Story. Este é um programa que permite a construção de histórias em formato de vídeo através do uso de imagens e frases.  
Este programa é muito útil em contexto escolar, pois não possui uma estrutura complexa e é simples de trabalhar.
Para a realização deste trabalho teríamos de criar uma história própria ou recorrer a uma já existente, utilizando imagens. Assim, decidimos criar uma história, o mesmo acontecendo com as imagens utilizadas, pois depois da realização da história criámos ilustrações adequadas para a mesma.
A música que acompanha toda a história está indicada na webgrafia, pois é um instrumental do filme "Madagáscar Escape 2 Africa".  
Os objectivos fundamentais da história criada por nós são:
  • Desenvolver competências de leitura;
  • Identificar conceitos;
  • Sensibilizar as crianças para a importância da leitura.

A nossa história foi adaptada para o Photo Story com 1 minuto e 20 segundos, sendo contada através de imagens e frases. Esta história passa-se na floresta e a mensagem que pretendemos passar é dar valor às histórias infantis, pois estas ajudam as crianças (no caso desta história os pequenos animais da floresta) a desenvolverem a sua criatividade e o gosto pela leitura.

Para aceder ao documento com a nossa história, veja aqui.


Seguidamente apresentamos o nosso filme. 
(Nota: Após a apresentação deste vídeo na aula e em conversa com as professoras desta unidade curricular, decidimos alterar alguns aspectos presentes no vídeo, pois existia algumas imagens que continham demasiado texto. Assim, modificámos os textos das duas últimas partes da história, pois eram estas que continham demasiada informação que podia ser reduzida. Com isto, o vídeo aqui apresentado contém já as alterações feitas.)




Para fazer o download do nosso vídeo, aceda aqui.

Webgrafia:

Sem comentários:

Enviar um comentário