segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"A Maior Flor do Mundo"

Na unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Helena Camacho, visualizamos o filme “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago.
José de Sousa Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922. Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Em 1998 recebeu o Prémio Nobel de Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da Língua Portuguesa. Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, com 87 anos. 
“A Maior Flor do Mundo”  é o único livro infantil escrito por José Saramago. É um conto infantil onde, transformando-se em personagem, o autor conta que teve a ideia de escrever um conto infantil, mas que não tinha capacidade para tal. Esta é a história sobre um menino que ajuda a crescer uma flor, tornando-a na maior flor do mundo. Se o autor tivesse as qualidades necessárias para fazê-lo, “poderia contar com pormenores uma linda história que um dia inventou”. Assim, os leitores são envolvidos na história, vendo-a como o esboço de algo que seria a melhor história do mundo caso o escritor soubesse escrever livros para crianças.

"E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos?
Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há tanto tempo ensinamos?” 
José Saramago 
  
Nesta história, Saramago tem como objectivo chamar as crianças a reescreverem a história à sua maneira. E essa é a moral da história: incentivar os pequenos a entrar no belo mundo literário. 
 Existe uma curta-metragem de animação baseado no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador, feita por Juan Pablo Etcheverry: