segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"A Maior Flor do Mundo"

Na unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, leccionada pela docente Helena Camacho, visualizamos o filme “A Maior Flor do Mundo” de José Saramago.
José de Sousa Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922. Foi escritor, argumentista, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português.
Em 1998 recebeu o Prémio Nobel de Literatura. Também ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da Língua Portuguesa. Saramago faleceu no dia 18 de Junho de 2010, com 87 anos. 
“A Maior Flor do Mundo”  é o único livro infantil escrito por José Saramago. É um conto infantil onde, transformando-se em personagem, o autor conta que teve a ideia de escrever um conto infantil, mas que não tinha capacidade para tal. Esta é a história sobre um menino que ajuda a crescer uma flor, tornando-a na maior flor do mundo. Se o autor tivesse as qualidades necessárias para fazê-lo, “poderia contar com pormenores uma linda história que um dia inventou”. Assim, os leitores são envolvidos na história, vendo-a como o esboço de algo que seria a melhor história do mundo caso o escritor soubesse escrever livros para crianças.

"E se as histórias para crianças fossem de leitura obrigatória para os adultos?
Seríamos realmente capazes de aprender aquilo que há tanto tempo ensinamos?” 
José Saramago 
  
Nesta história, Saramago tem como objectivo chamar as crianças a reescreverem a história à sua maneira. E essa é a moral da história: incentivar os pequenos a entrar no belo mundo literário. 
 Existe uma curta-metragem de animação baseado no conto, onde José Saramago aparece como personagem e é narrador, feita por Juan Pablo Etcheverry:


domingo, 28 de novembro de 2010

As TIC no processo de ensino - aprendizagem: uma presença desejável ou dispensável?

Hoje em dia as TIC são indispensáveis na educação começando desde cedo nas escolas. Estas proporcionam várias estratégias, contudo nem sempre são utilizadas da melhor maneira questionando então se a sua presença é desejável ou dispensável, tanto na vida dos alunos como na dos docentes.
Deixamos aqui a continuação desta questão tão pertinente.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Actividades no Jclic sobre os cinco sentidos

No âmbito desta unidade curricular foi-nos proposto a realização de actividades no Jclic. Assim, escolhemos como tema "Os cinco sentidos", e realizamos seis actividades relativas ao mesmo. Destas seis actividades, quatro são de tipo diferente. Estas têm como público-alvo os alunos do 2º ano do 1º ciclo, tendo como objectivo ensinar aos alunos de uma forma dinâmica o tema em questão, nomeadamente através de actividades que lhes permitam localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos.
Estes objectivos estão presentes no Programa Curricular dos alunos do 2º ano do 1º ciclo, no Bloco 1 – À descoberta de si mesmo, na disciplina do Estudo do Meio.


Aqui estão as imagens das actividades por nós realizadas:

Actividade 1:




Actividade 2:




Actividade 3:




Actividade 4:




Actividade 5:




Actividade 6:





Para jogarem o nosso jogo sobre os cinco sentidos, cliquem
aqui.


quinta-feira, 28 de outubro de 2010

A internet e as crianças

O uso da internet tem deixado a sociedade preocupada quanto à questão de como controlar o uso da internet pelas crianças e adolescentes, para que estes não sejam vítimas de pessoas que utilizam a rede para pedofília, e não se encontrem com desconhecidos e sem conhecimento dos pais, oferecendo um grande perigo para estas crianças e adolescentes.
É preciso que pais e educadores estejam informados sobre toda essa tecnologia, para que possam esclarecer aos seus filhos ou alunos o que pode existir de perigoso na internet, que riscos eles podem correr, demonstrando também como se defender destas situações.

Existem vários vídeos que servem para consciencializar as pessoas dos perigos associados à internet, tais como:






Para saberem como proteger crianças e jovens destes riscos online, explorem este site.



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Actividade - "Jogar jogos com as crianças"


Na aula do dia 13 de Outubro, foi-nos solicitado pela docente da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, a pesquisa de um site com conteúdo educativo, centrando-se na temática “Jogos educativos na internet para crianças".
Uma das questões introdutórias era “O que devo oferecer às crianças na Internet?”. O objectivo era então explorar um jogo educativo, de um site por nós escolhido, para crianças/jovens. De seguida teríamos de apresentar à turma o "nosso" jogo. Assim, o site que escolhemos e apresentámos foi o seguinte:


Este é um site brasileiro que contém vários jogos educativos, com temáticas variadas, tais como: o alfabeto; o corpo humano; formas geométricas; matemática; sílabas...
O jogo, por nós escolhido, pertencia à área da matemática. Este destina-se a crianças do 2º ano de escolaridade (1º Ciclo), tendo como objectivo pintar uma figura conforme os resultados obtidos, pois cada resultado corresponde a uma cor. No entanto, em discussão com a turma, verificámos que este jogo tem aspectos positivos como também tem negativos. Consideramos positivo pois este jogo desenvolve a capacidade de raciocínio matemático e ao mesmo tempo é dinâmico, captando melhor a atenção das crianças para a resolução de operações matemáticas. Contudo, constatámos que a actividade centra-se mais na pintura do que nas próprias operações, pois há uma grande probabilidade da criança ir dando resultado às operações por "tentativa erro."

Para experimentar o nosso jogo clica aqui.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Para começar...

 
Somos estudantes do 3º ano do Curso de Educação Básica na ESE de Setúbal com a ambição de sermos futuras educadoras/professoras.
Vamos fazer deste blogue um portefólio da unidade curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, onde colocaremos trabalhos e reflexões feitas por nós.
Esperamos que apreciem todos os nossos trabalhos aqui publicados, onde abordaremos diversos assuntos.
Boas leituras! :)